Edital do MJ e PNUD seleciona instituições para projetos sobre segurança
Brasília, 18/2/14 – Foi divulgado nesta terça-feira (18), no Diário oficial da União, o edital para convocação e seleção de projetos de estudo para o desenvolvimento de políticas em diversos segmentos da Segurança Pública, o Pensando a Segurança. A proposta é fomentar pesquisas aplicadas no campo da segurança pública e da justiça criminal, bem como o de qualificar e subsidiar o trabalho de elaboração destas políticas.
O incentivo faz parte de um acordo entre Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e a Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Senasp/MJ).
As instituições selecionadas – que podem ser públicas ou privadas - ficarão responsáveis por coordenar grupos de pesquisa e elaborar relatórios (produtos) relacionados a uma série de áreas ligadas a política de segurança pública.
Entre os principais temas estão a qualificação técnica de profissionais da segurança pública; diagnóstico de programas educacionais e de resistência às drogas; reflexos das jornadas e escalas de trabalho no bem estar e qualidade de vida do profissional da área; e ainda a relação da segurança pública com questões raciais, população de rua e público LGBT.
A aproximação com as universidades, institutos e centros de pesquisa já vem sendo desenvolvida pela Senasp há alguns anos, seja por meio da realização de pesquisas pontuais, pela sua participação em fóruns acadêmicos e científicos, e em parcerias com as instituições de ensino na realização de cursos.
Clique aqui e confira o edital.
Fonte: Agência MJ de Notícias