adepolrn@gmail.com (84) 3202.9443

Dois em cada três brasileiros estão preocupados com segurança, diz estudo do Grupo Protege

O Grupo Protege, empresa especializada em serviços e soluções em segurança, divulga pesquisa encomendada ao Conecta, do Ibope Inteligência, sobre a percepção da população quanto à segurança. O estudo, feito com cerca de 1.000 pessoas de todas as regiões do País, aponta que 63% dos entrevistados, ou seja, dois em cada três brasileiros, estão preocupados ou muito preocupados com o tema. O resultado indica ainda que, no último ano, 83% das pessoas aumentaram os cuidados com a própria segurança. Do total de entrevistados, 80% já foram assaltados ou roubados em algum momento da vida.

 

Além disso, 80% dos homens e 86% das mulheres ampliaram os cuidados com a segurança no último ano. A pesquisa revela que, na região Nordeste, aproximadamente 63% das mulheres entrevistadas já aprenderam ou têm a intenção de aprender alguma luta de defesa pessoal para se proteger.

 

Quando questionados sobre a posse de armas para defesa pessoal, o resultado apresentou um equilíbrio entre as pessoas que são a favor (36%) e contra (41%), sendo que 23% dos entrevistados ainda têm dúvidas em relação ao tema.

 

O estudo mostra ainda que, nos últimos três meses, cerca de 27% das pessoas foram assaltadas. Desse montante, 52% optaram por não fazer o Boletim de Ocorrência (B.O.) na polícia. Segundo Mário Baptista de Oliveira, diretor-geral do Grupo Protege, uma das prováveis causas para essa baixa adesão ao B.O. é a percepção das pessoas de que o procedimento não é eficaz. "Como especialistas em segurança, sabemos que informações precisas tornam nossa atividade mais eficaz. Com isso, vale salientar que o B.O. é fundamental para um planejamento efetivo de inteligência e preventivo de segurança, mas é necessário que a população veja sentido no processo e não tenha medo de represálias após o registro da ocorrência", explica Baptista.

 

 

 

Fonte: Tribuna do Norte