adepolrn@gmail.com (84) 3202.9443

Nota de Repúdio

A ADEPOL-RN vem a público manifestar extrema indignação e repúdio ao teor do Decreto nº 23.576, de 11 de julho de 2013, publicado por ato do Governo Estadual que determinou a afetação do terreno na Avenida Interventor Mário Câmara, nº 2550, bairro Cidade da Esperança.

 

No local está situada a sede da Polícia Civil (Degepol), a ACADEPOL (onde está instalado o simulador de tiros para treinamento de policiais civis), além da Delegacia Especializada de Capturas. A decisão do Governo de implantar o arquivo público estadual vai comprometer o funcionamento dos órgãos de gestão e treinamento da Polícia Civil, bem como da referida unidade policial especializada, além da estrutura administrativa da Polícia Civil.

 

O referido ato foi publicado sem qualquer consulta, aviso ou discussão com a instituição, tampouco foi inserido no planejamento da Polícia Civil, acrescentando que até agora a instituição não tem conhecimento de um local adequado para transferência dos órgãos mencionados, no qual passariam a funcionar atendendo a população. Tal ato constitui um desrespeito à Polícia Civil e a sociedade potiguar, que clama por mais segurança.

 

O episódio veio piorar a indignação já existente na classe, nutrida em razão das péssimas condições de trabalho e pelos recentes cortes no orçamento destinados ao custeio e investimentos de nossa instituição.

 

No mês de junho passado, sofremos corte no orçamento para investimentos na  Polícia Civil de R$ 4.809.250,00, representando mais da metade daquele  autorizado para o ano de 2013, gerando transtornos para a execução de processos aquisitivos de armamento, coletes balísticos, viaturas, reforma e construção de delegacias, dentre outros.

 

Entendemos como entidade da Sociedade Civil a importância da implantação do Arquivo Público Estadual, todavia diante dos índices de violência que enfrentamos, a Polícia Civil, assim como a segurança pública estadual como todo, deveria ser prioridade do Governo Estadual.

 

 

Ana Claudia Saraiva Gomes
Presidente da ADEPOL/RN