adepolrn@gmail.com (84) 3202.9443

Servidores do Itep voltam ao trabalho e retomam negociações com o Governo

Por Assessoria Sesed

Os servidores do Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep) retornaram ao trabalho às 7 horas desta sexta-feira (05), o que possibilita a retomada das negociações com o Governo do Estado e representa o fim do prejuízo que estava sendo sofrido pela população, por causa da greve no setor.

 

Os grevistas atenderam à solicitação do Governo do Estado, que persiste em considerar o movimento prejudicial aos potiguares, e que só retomaria as negociações com o encerramento da paralisação. “O Sinpol sempre fez ultimatos e paralisou os trabalhos do Itep por causa de uma data. O Governo no Estado não tem nada contra greve, nada contra sindicatos, mas desde que a responsabilidade de cada um seja cumprida, o que não aconteceu, pois o Sinpol, mesmo sabendo que a Justiça entendia a greve como ilegal e aplicando multa diária de R$ 50 mil, persistiu no movimento, prejudicando a população”, disse José Anselmo de Carvalho.

 

O secretário-chefe da Casa Civil se comprometeu que as negociações seriam retomadas tão logo os trabalhos fossem normalizados. Com o anúncio do fim da greve, está marcada uma reunião às 10 horas desta sexta-feira (05), na Casa Civil da Governadoria, entre representantes do Sinpol e os secretários José Anselmo Carvalho e José Marcelo Ferreira Costa (Consultor Geral do Estado).

 

O fim da greve foi anunciado no começo da noite desta quarta-feira (04) pela diretoria do Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Segurança Pública (Sinpol), após reunião de representantes da entidade com o secretário-chefe do Gabinete Civil, José Anselmo de Carvalho; o consultor geral do Estado, José Marcelo Costa, e o secretário de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social, Aldair da Rocha. No início da manhã desta quarta-feira, o diretor geral do Itep, Nazareno Costa, confirmou a retomada dos serviços do ITEP de Caicó e Mossoró. “Em Natal as atividades ainda estão sendo normalizadas”, disse.

 

O secretário José Anselmo lembrou que foi o Sinpol que optou pela greve, ao encerrar o diálogo com o Governo do Estado, e disse ter ficado surpreso com o fato de a diretoria do Sindicato pedir para que fossem desconsideradas as sugestões feitas pela Associação de Peritos Criminais, durante a análise do anteprojeto de lei para a criação do Estatuto do Itep.

 

O consultor José Marcelo explicou que a Consultoria Geral do Estado, além do Estatuto do Itep, ainda analisa processos do IPEM, ARSEP, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Defensoria Pública. “A demanda é muito grande e a direção do Sinpol sempre tentou pressionar o Governo, para que eu estipulasse uma data para apresentar meu parecer sobre o processo, mas sempre disse que não daria essa data, para não ser irresponsável, para trabalhar com tranquilidade e para não anunciar algo e não cumprir. Acredito que, dentro de mais ou menos quinze dias, terei analisado os vinte e seis pontos apresentados pela Associação dos Peritos e, após isso, chamarei a diretoria do Sinpol para discutirmos sobre a questão", explicou.

 

O secretário Aldair da Rocha acredita que o bom senso prevalecerá e que os servidores do Itep não retornarão à greve. “Não podemos mais prejudicar a população. O Governo do Estado está fazendo sua parte, retomando as negociações, o processo está sendo analisado na Consultoria e logo que seja possível o Estatuto do Itep será implantado, corrigindo falhas que existem há mais de vinte anos e que somente agora, nesta gestão, estão perto de terminar, a partir de regras claras, discutidas entre servidores e os gestores”.