adepolrn@gmail.com (84) 3202.9443

Foi promulgada hoje (3), na Assembléia Legislativa de São Paulo, a Emenda Constitucional nº 35

Foi promulgada hoje (3), na Assembléia Legislativa de São Paulo, a Emenda Constitucional nº 35, que altera a Constituição do Estado elevando o nível de qualificação dos delegados de polícia, que agora passam a ter reconhecimento como carreira jurídica.

“Esta é uma data muito importante para a Polícia Civil. O justo reconhecimento na carreira jurídica e da independência funcional são conquistas que a Associação dos Delegados buscava há muito tempo, e que conseguimos hoje ver concretizado”, discursa o secretário da Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto.

O governador Geraldo Alckmin marcou sua presença através de um vídeo onde comemorou a conquista dos delegados de polícia. “Fico feliz como governador e admirador da Polícia Civil por essa oportunidade de fazer justiça”. O governador ainda ressaltou a paixão de homens e mulheres da lei que defendem a segurança e a vida dos cidadãos.

A promulgação desta Emenda Constitucional, além de reconhecer como jurídica a carreira de delegado de polícia, como ocorre com juízes, promotores, procuradores e defensores públicos, também assegurará a participação da Ordem dos Advogados do Brasil em todas as fases do concurso público para esta carreira, exigindo-se do bacharel em direito o mínimo de dois anos de atividade jurídica.

A classe em questão compareceu em peso no plenário, onde comemoraram com muito entusiasmo a promulgação do dia. O delegado geral, Marcos Carneiro Lima, esteve presente durante o ato, assim como a presidente da Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (ADPESP), Marilda Aparecida Pansonato Pinheiro, e delegados do Conselho da Polícia Civil.