adepolrn@gmail.com (84) 3202.9443

Presidente da ADEPOL cobra regularizaĆ§Ć£o salarial dos servidores do Executivo

Os atrasos salariais foram o principal ponto da pauta da audiência entre o Fórum dos Servidores Públicos do Poder Executivo e o Governador Robinson faria, na tarde dessa segunda-feira (13). O Fórum entregou uma carta ao governador requerendo as compensações dos repasses aos demais poderes, que estão recebendo do tesouro estadual mais do que o devido.
A presidente da ADEPOL, delegada Ana Claudia Saraiva, ressaltou que sem a compensação dos duodécimos não há condições de regularizar a situação.

"As entidades estão dando todo apoio e respaldo para que o Executivo adote a compensação. A situação está insustentável e não é justo que somente nós do Executivo paguemos essa conta. O STF já deu amparo jurídico para a compensação.  Decisão agora é política. O dinheiro não pertence aos Poderes e sim ao tesouro", disse.
A reunião entre o Governador Robinson faria e os representantes do Fórum dos Servidores também foi acompanhada pelos secretários de Planejamento, Gustavo Nogueira, e da Administração, Cristiano Feitosa, além de auxiliares da área jurídica da Chefe da Casa Civil, Tatiana Mendes Cunha.

Depois de ouvir os pleitos e receber a carta protocolada pelo Fórum com as reivindicações e soluções propostas, o governador pediu prazo para responder.

Sem o anúncio de qualquer providência, os servidores decidiram manter a paralisação geral marcada para esta quarta-feira, dia 15. A data foi instituída como Dia Nacional de Luta em Defesa dos Trabalhadores.
Aqui no RN, os servidores públicos do Poder Executivo vão realizar diversos atos públicos em locais diferentes, com protesto unificado às 11 horas, em frente à Governadoria, contra os atrasos de pagamento, o aumento da alíquota previdenciária estadual, o congelamento dos gatos públicos, a PEC 287 e pela reposição salarial.

PARALISAÇÃO DOS DELEGADOS

Já os delegados terão uma programação diferenciada neste dia 15 de março. Pela manhã, a partir das 8h, farão uma concentração na sede da ADEPOL e nas Delegacias Regionais. Na ADEPOL será apresentada à imprensa, numa entrevista coletiva, a nota de repúdio ao encaminhamento feito pelo Governo do RN à Assembleia Legislativa, do projeto que altera o regime próprio de previdência no Estado, aumentando a contribuição previdenciária do servidor e ainda propõe a alteração da lei 308/2005 no que tange o direito a pensão do cônjuge ou companheiro em caso de morte.
Ao longo do dia estão previstas outras atividades, entre elas visita aos deputados estaduais para entrega de nota de repúdio da classe e palestra proferida por Dr. NEREU LINHARES, especialista em direito previdenciário, que falará sobre os prejuízos que a alteração da lei proposta pelo governo do Estado, trará para todos os servidores.