adepolrn@gmail.com (84) 3202.9443

Reforma da Previdência será apresentada nesta segunda

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse que a reforma da Previdência será apresentada a centrais sindicais e à base aliada nesta segunda-feira (5) pelo presidente Michel Temer e enviada ao Congresso nos próximos dias. A declaração foi feita durante participação de Meirelles em evento da Federação da Indústria do Estado de São Paulo (Fiesp).
Meirelles não deu detalhes sobre a proposta do governo para mudar as regras de aposentadoria e pensões.

“É uma saída necessariamente mais demorada.” Meirelles disse que “o país estava na UTI no meio deste ano, mas que, com as medidas tomadas, seja a PEC do teto dos gastos públicos, seja a transparência das contas públicas, seja a reforma da previdência que será anunciada hoje”, a economia já apresenta sinais de reversão.

“É importante que nós todos tenhamos consciência da dimensão dessa crise. O combate eficaz a essa crise só começou a partir de maio de 2016”, disse o ministro.

“Essa retomada demanda mais tempo do que uma saída como já tivemos no passado, onde uma crise rápida preserva a saúde das companhias e a saúde financeira dos consumidores.”

Falando sobre o sistema atual de aposentadorias, Meirelles disse que “é injusto conceder privilégios a pequenos grupos”, citando o serviço público.

Reforma da Previdência

Na tarde desta segunda, o presidente da República, Michel Temer, deverá receber representantes de centrais sindicais no Palácio do Planalto e, logo depois, líderes da base aliada para apresentar o conteúdo da Reforma da Previdência. A expectativa é que a proposta de emenda à Constituição (PEC) siga para o Legislativo nos próximos dias.
Na semana passada, Meirelles voltou a afirmar que a reforma da Previdência seria enviada ao Congresso ainda em 2016.

Combate à crise e pressões para demissão

O presidente da República afirmou que o governo irá lançar dez medidas “microeconômicas”, em meio a pressões pela demissão de Meirelles. As declarações foram dadas em entrevista ao jornal "O Globo", em que o presidente rechaçou a possibilidade de substituir o titular da Fazenda.

Meirelles disse nesta segunda que “existe uma série grande de medidas em estudo que serão anunciadas agora que a PEC está aprovada, que era a prioridade número 1”.

Perguntado sobre o pacote de medidas microeconômicas anunciada por Temer em entrevista, o ministro da Fazenda disse que “Estamos em processo de elaboração e, nos próximos dias, deveremos dizer claramente quais são.”

Questionado por jornalistas se ele estaria sendo “fritado”, com pressões por sua saída do ministério da Fazenda, Meirelles respondeu que o “processo de discussão” sobre saídas para a crise é “normal”, mas negou que haja pressões para que ele deixe o cargo. “Eu já estive no governo antes, no Banco Central [como presidente]”, disse. “É normal esse processo de discussão, eu acredito que hoje é até mais suave do que foi naquela época. Está indo tudo bem.”

Fonte: G1