adepolrn@gmail.com (84) 3202.9443

Polícia Civil prende dois em desmanche na Cidade da Esperança

Na tarde desta sexta-feira, 07/10, a equipe da Delegacia Especializada em Defesa da Propriedade de Veículos e Cargas (DEPROV) prendeu Wanderson Marcelino Ribeiro, 23, anos, e Leonardo Felipe Edelvino, 25, que transportavam as peças de um veículo furtado no último 26/09/2016 e recentemente desmanchado. Além das peças já separadas, também foi recuperada a carcaça do veículo que estava em um terreno abandonado na Cidade da Esperança, zona Oeste de Natal.

Os dois disseram que apenas encontraram as peças ao lado do veículo e que decidiram revendê-las em uma sucata a fim de conseguirem algum dinheiro. Autuados por receptação qualificada na DEPROV, oram encaminhados ao sistema prisional. As investigações continuarão para que sejam apuradas as demais circunstâncias do crime.

REGULARIZAÇÃO DOS DESMANCHES

A prisão ocorre no mesmo dia em que o DETRAN divulgou que abrirá o credenciamento das empresas que atuam com desmanches de veículos, venda de peças usadas e reciclagem de sucatas em todo o Estado. Após o cadastramento inicial, entre 1º de novembro e 31 de dezembro deste ano, somente as empresas regularizadas poderão comercializar peças usadas, atestando a origem lícita de seus estoques.

Com a regularização a ser implementada pelo DETRAN, as empresas serão obrigadas a manter controle de cada peça comercializada, o que implica o rastreamento do produto desde sua origem até o destino. Uma vez que parte dos veículos roubados se destina aos desmanches clandestinos e ao comércio criminoso de peças usadas, a medida representará um desestímulo àqueles comerciantes desonestos que alimentam o mercado de roubo e furto de carros e motos.