adepolrn@gmail.com (84) 3202.9443

Delegados de todo Brasil

Delegados de todo Brasil estiveram reunidos em Natal



Nesta sexta-feira (19), Natal recebeu presidentes e representantes de entidades de classe de Delegados de Polícia de todo o Brasil, tanto da Polícia Civil dos Estados como da Polícia Federal. O encontro, que teve o objetivo de discutir avanços na investigação criminal e no sistema de persecução penal do país foi promovido pela Associação dos Delegados de Polícia Civil do Rio Grande do Norte (Adepol/RN). O evento que durou todo o dia, aconteceu no Hotel Vila do Mar.

Participaram do encontro o Governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria; a Secretária da Segurança Pública e da Defesa Social do Rio Grande do Norte, Kalina Leite; a Secretária Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, Regina Miki; o Diretor da Secretaria de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça, Gabriel Sampaio; o Presidente do Conselho Nacional de Chefes de Polícia Civil, Eric Seba; o Delegado-Geral de Polícia Civil do RN, Stenio Pimentel e o Presidente do Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública, Bernardo Santana.

De acordo com a Presidente da Adepol/RN, Ana Cláudia Saraiva, o propósito do Encontro foi o de fomentar o debate. “Hoje estamos instalando o Fórum Nacional de Entidades de Delegados de Polícia (FONAED), com representantes de delegados de todo o país. Tal Fórum tem como meta a discussão de propostas que estão tramitando no Congresso Nacional, relacionadas à reforma do Sistema de Segurança Pública, em especial as voltadas para o setor de investigação criminal”, revelou a delegada.

Ela também deixou claro que a reunião e o debate de representantes de delegados de todo o Brasil, enquanto presidentes da investigação criminal, trará contribuições que visam melhorias do modelo investigatório. “Esta união de delegados, em um esforço nacional, também luta para que a Polícia Judiciária receba mais investimentos. Pois assim,teremos mais condições de realizar uma investigação que traga redução no nível de criminalidade”, afirmou a Presidente da Adepol/RN, Ana Cláudia Saraiva.

Para a Secretária Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, Regina Miki, o Encontro trará benefícios para a sociedade. “Este fórum busca fortalecer a Polícia Judiciária. Fortalecer a Polícia Civil é fortalecer a segurança, a democracia, a sociedade brasileira. Afinal o trabalho por eles realizado, é o início de um procedimento que busca uma condenação daquelas pessoas que desviaram sua conduta”.

Para o Presidente do Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública Bernardo Santana, o evento representa um marco para discussões e novas ações oriundas das trocas de ideias entre delegados e delegadas de várias partes do Brasil. “Em primeiro lugar, importante destacar a representação nacional da nossa polícia judiciária. Aqui estamos debatendo propostas que irão somar no trabalho policial do cotidiano, pois visamos entregar para a sociedade uma segurança pública de qualidade. Temos o grande desafio de encontrar, neste evento, soluções efetivas para usar melhor as tecnologias, de driblar as dificuldades cotidianas (como falta de efetivo), mas de se manter principalmente dentro de um princípio de legalidade”, detalhou o presidente da entidade, Bernardo Santana.