adepolrn@gmail.com (84) 3202.9443

Sesed apresenta balanço das ações realizadas no mês de fevereiro

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), apresentou na manhã desta terça-feira (10), no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), em Natal, o Relatório Info-Estatístico Analítico de Ocorrências e Ações do Rio Grande do Norte referente ao mês de fevereiro de 2015. O governador Robinson Faria e a secretária Kalina Leite tem se empenhado, a fim de garantir resultados positivos em relação ao combate à criminalidade e no sentido de intensificar as ações relativas à atuação das policias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros Militar e Itep do RN.  

 

Os números apresentados na manhã de hoje mostram que, pelo segundo mês consecutivo, o policiamento ostensivo nas ruas conseguiu reduzir os índices de furtos, roubos e lesões corporais, bem como o número de crimes violentos letais intencionais (CVLI), quando comparados com o mesmo período do ano passado e também quando comparados com o mês de janeiro de 2015. 

 

O Governador Robinson Faria parabenizou os resultados da Segurança Pública no RN e avaliou o relatório estatístico de fevereiro apresentado pela Sesed. “A queda nos índices de violência mostra que estamos no caminho certo ao priorizar a segurança pública com a valorização dos policiais, oferecendo melhores condições de trabalho e enfoque na eficiência. Uma equipe técnica que tem o nosso apoio irrestrito. Ainda é pouco tempo, desde o início da nossa gestão, mas o suficiente para mostrar que estamos empenhados em melhorar a segurança pública no Rio Grande do Norte”, disse o Governador. 

 

O Relatório aponta que, as ações integradas da Polícia Militar e Polícia Civil, conseguiram reduzir, consideravelmente, o número de roubos no mês de fevereiro de 2015, se comparado com o mesmo mês em 2014, apresentando uma queda de 21,1%, caindo de 858 ocorrências para 677. As quatro regiões administrativas de Natal apresentaram redução nos índices. Também houve redução no número de furtos no mês de janeiro em relação ao mesmo período do ano passado de 15,4%, com destaque para as zonas Sul e Leste de Natal que apresentaram significativa queda. O número de lesões corporais também caiu em relação a janeiro do ano passado, com uma queda de 5,3%. 

 

Crimes Violentos caem 30,9% em relação a janeiro 

 

Além das ações e operações realizadas pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e da Defesa Social, o relatório traz os números dos crimes violentos letais intencionais (CVLI) do segundo mês de 2015. Em fevereiro, foram registrados 107 crimes violentos no Rio Grande do Norte, o que corresponde a uma redução de 26,21% se comparado com o mesmo período do ano passado, quando houve 145 crimes. Se compararmos com janeiro deste ano, também houve uma redução ainda maior no número de mortes, caindo 30,9% (em janeiro de 2015 houve 155 crimes violentos não intencionais).  

 

Se levarmos em consideração o acumulado nos dois primeiros meses em contrapartida ao mesmo período do ano passado, a redução é de 7,09%. Nesses dois meses foram registrados 262 crimes, enquanto que janeiro e fevereiro de 2014 somavam 282 mortes. 

 

Em relação aos índices do mês de fevereiro, 59% dos crimes aconteceram na Mesorregião Leste do Estado (o que corresponde a 63), 23% na Mesorregião Oeste, 11% na Agreste e 7% na Mesorregião Central. 

 

A Região Metropolitana de Natal contabilizou 57 crimes violentos, com destaque para Natal (35) e Parnamirim (9). Em Natal, a zona Norte lidera o número de ocorrências (16), seguida das zonas Oeste (13), Leste (3) e Sul (1). Dois registros tiveram suas áreas desconhecidas.