adepolrn@gmail.com (84) 3202.9443

Fecomércio intermedia entendimentos p/ que Deatur possa funcionar 24h por dia

Uma reunião no início da tarde desta terça-feira (12) na sede da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do RN deu o pontapé inicial para os entendimentos operacionais que viabilizem o funcionamento da Delegacia Especializada de Atendimento ao Turista (Deatur) em período integral. Hoje, a unidade – que fica localizada dentro do Praia Shopping, em Ponta Negra – funciona apenas das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira. Para funcionar em período integral, a especializada precisa, entre outras coisas, viabilizar o acesso à sua estrutura mesmo após às 22h, quando o shopping fecha suas portas.

 

"Na semana passada, em uma conversa que tivemos aqui na Fecomércio com o secretário de Segurança Pública, General Eliéser Girão, ele nos pediu para fazermos esta ponte com o pessoal do Praia Shopping já que, colocar a Deatur para funcionar em horário integral, 24 horas por dia, sete dias por semana, é, sem dúvidas, um passo importante para dar maior suporte aos nossos visitantes. Fizemos um contato com o empresário Edson Matias, presidente do grupo que comanda o shopping e ele prontamente nos atendeu, se colocando totalmente à disposição para viabilizar a mudança, que é benéfica para todos", explica o presidente da Fecomércio, Marcelo Queiroz.

 

O empresário Edson Matias, que esteve na reunião acompanhado da superintendente do Praia Shopping, Maria Paula Rabelo, fez questão de abrir o canal de diálogo pedido pela Fecomércio. "Temos total interesse em facilitar este funcionamento da Deatur no período integral. Só precisamos conversar mais detalhadamente para definir questões operacionais, mas é tudo muito fácil de acordar. Quero parabenizar a Fecomércio pela iniciativa, que mostra uma preocupação direta com a atividade turística, que é um pilar fundamental da nossa economia", disse Matias.

 

O delegado-geral de Polícia Civil, Adson Kepler, disse que também serão necessários ajustes na disponibilidade de pessoal para viabilizar este funcionamento integral da especializada. "Teoricamente, precisaríamos de mais oito policiais para que pudéssemos alterar o horário. Vamos conversar em detalhes e ver como isso pode ser feito".

 

O secretário Eliéser Girão se comprometeu a fazer, junto com a cúpula da Polícia Civil, uma espécie de visita técnica ao Praia Shopping, com o intuito de verificar detalhes operacionais que tornem possível este novo horário de funcionamento. "Este será mais um passo no sentido de aumentar a sensação de segurança e amparo aos nossos turistas, com reflexos muito positivos na imagem do estado e, por consequência, no nosso fluxo de visitantes", pontuou o general.

 

Participaram ainda da reunião o coordenador da Câmara Empresarial do Turismo da Fecomércio, George Gosson, e o presidente da seccional potiguar da ABIH, Habib Chalita Jr.