adepolrn@gmail.com (84) 3202.9443

Paraíba mantém redução de homicídios pelo segundo ano consecutivo

O governo do Estado fechou 2013 registrando pelo segundo ano consecutivo uma redução no índice de homicídios, especificamente os chamados Crimes Violentos Letais Intencionais. Essa é a primeira constatação do relatório elaborado pela Secretaria de Segurança e Defesa Social do Estado sobre o combate à violência na Paraíba no ano passado.

 

Igualmente a 2012, que já havia registrado redução de 8% em relação a 2011, a escala crescente do número de homicídios, verificada na última década, se manteve numa decrescente em 2013, ficando 0,4% a menos do que o ano anterior.

 

A redução, iniciado em 2012, não se verificava há anos. Em 2009 o crescimento dos chamados CVLI chegou ao incrível patamar de 22% a mais do ano anterior. Em 2010, pulou para 25% a mais de homicídios. Em 2011, o crescimento já foi menor, chegando 11%, só vindo a cair a partir de 2012.

 

A Paraíba teria aproximadamente 3.445 mortes por ano, caso a escala continuasse na mesma. “Apesar de ter sido um ano difícil para segurança pública em todo Brasil, conseguimos manter a redução no segundo ano consecutivo, dando um freio na escalada da violência que vinha atingindo índices crescentes todos os anos, mostrando que estamos no caminho certo da política de segurança pública”, destacou o governador Ricardo Coutinho (PSB).

 

A Secretaria de Segurança Pública também comemorou outros dados, como a redução acima da média nacional de crimes contra mulheres, bem como a queda de homicídios em Cabedelo, que apresentava quadro mais crítico.

 

 

 

Fonte: Delegados.com.br