Enfrentamento às drogas no Estado terá reforço com lançamento do programa RN Vida



Uma ação integrada e articulada para atuar no enfrentamento às drogas. Esse é o RN Vida - Não às drogas, programa que será lançado e terá assinatura de acordo de cooperação técnica no dia 9 de agosto, às 15h, no Centro de Convenções de Natal, tendo como partícipes o Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Assembleia Legislativa do RN, Ministério Público Estadual, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Tribunal de Justiça do Estado do RN, Polícia Rodoviária Federal e o Departamento da Polícia Federal no RN, entre outros.

 

O Programa RN Vida vai criar uma rede articulada para enfrentar o uso e o tráfico de drogas no estado. Apoiado em quatro pilares de atuação - prevenção, tratamento, reinserção social do usuário e repressão ao tráfico -, o programa visa ao enfrentamento às drogas congregando as atividades das Secretarias de Estado e entidades parceiras públicas e privadas.

 

No dia 09, participam do evento: a Governadora do RN, Rosalba Ciarlini; o Presidente da Assembleia Legislativa, Deputado Ricardo Motta; a Procuradora Geral de Justiça em exercício, Auxiliadora Alcântara; a Presidente do Tribunal de Justiça do Estado, Desembargadora Judite de Miranda Monte Nunes; a Reitora da UFRN, Ângela Maria Paiva Cruz; o Superintendente da Polícia Rodoviária Federal, Rosemberg de Medeiros; e o Superintendente do Departamento da Polícia Federal do RN, Marcelo Moselle.

 

"A sociedade unida em torno do RN Vida - Não às drogas tem que buscar como meta a prevenção para evitar que mais pessoas experimentem a droga, impedindo, assim, o aumento do número de usuários. Vamos somar esforços para ampliar ações de tratamento, reinserir aqueles que estão vencendo a luta contra as drogas e reprimir com energia o tráfico de drogas em nosso Estado", salienta a Governadora do RN, Rosalba Ciarlini.

 

O projeto também vai buscar massificar o conhecimento sobre o efeito devastador do crack e os malefícios físicos e psicológicos causados a quem experimenta este tipo de droga, que terá uma atenção especial dos envolvidos no RN Vida - Não às drogas.

 

"As ações do programa são voltadas ao atendimento de usuários e dependentes de drogas e seus familiares, além da capacitação de profissionais da educação, da saúde, da assistência social e do sistema de segurança e defesa social", explica Sonali Rosado, Coordenadora do Programa RN Vida - Não às drogas.

 

A sede do RN Vida será na Av. Hermes da Fonseca, 1009, CEP 59025-315, e vai promover o acolhimento ao usuário e à família, fazendo o devido encaminhamento à rede de serviços que integra o programa. Os telefones para contato são (84) 3232-5589 e 3232-7889.

 

 

Fonte: Assecom RN



Postado em: 02/08/2012

<< Voltar

Associação dos Delegados de Polícia Civil do Rio Grande do Norte - ADEPOL-RN
Rua João XXIII, nº 1848 - Mãe Luiza - Tel.: (84) 3202.9443 - Natal/RN
E-mail: adepolrn@gmail.com