adepolrn@gmail.com (84) 3202.9443

Resumo da Semana Adepol-BR - 14 a 17 de maio

1 – Proposições em fase de tramitação: A  Adepol do Brasil acompanhou os trabalhos da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado – CSPCCO e da Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania – CCJC. Por falta de quórum, não foi votado o PL- 7193/2011,  que dispõe sobre a investigação criminal conduzida pelo Delegado de Polícia. A Adepol do Brasil continua trabalhando para a sua aprovação.

 

2 – PEC 37/2011- Investigação criminal:  Esta semana foi realizada nova audiência Pública, onde foram ouvidos: Sr. Divinato da Consolação Ferreira, Presidente da Federação Interestadual dos Policiais Civis; Dr. Antonio André D. Medeiros, Representante do Procurador-Geral de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul; Dr. Paulo Cezar dos Passos, Promotor de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul;  Dr. Marcos Leôncio Sousa Ribeiro, Presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal - ADPF; Dr. Benito Augusto Galiani Tiezzi, Vice-Presidente Parlamentar da Associação dos Delegados de Polícia do Brasil - ADEPOL DO BRASIL; Dr. José Werick de Carvalho, Presidente da Associação dos Delegados de Polícia de Brasília – ADEPOL-DF; Dr. Carlos Eduardo M. Sobral, Representante do Diretor-Geral do Departamento de Polícia Federal; Dr. Jorge Luiz Xavier, Vice-Presidente do Conselho Nacional dos Chefes de Polícia.

 

O Deputado Fábio Trad (PMDB-MS),  relator da comissão especial, aguarda a realização de novas audiências para concluir o parecer final. "Há, na realidade, uma recorrência de argumentos, tanto a favor da investigação pelo Ministério Público como contra. Mas eu me reservo ainda no direito de amadurecer as minhas reflexões, ouvindo os debatedores e apresentar, ao final, um relatório com uma posição bem clara e definida a respeito da PEC." De acordo com  relator, o relatório será apresentado na segunda quinzena de junho.

 

3- 3ª Conferência Nacional das Carreiras Típicas de Estado: O evento foi uma iniciativa do Fórum Nacional Permanente de Carreiras de Estado (Fonacate) e, neste ano, teve como tema O papel das carreiras de Estado na Promoção do desenvolvimento do Brasil e no combate à corrupção. A Conferência  foi realizada em Brasília, no Auditório Planalto do Centro de Convenções Ulysses Guimarães. A Palestra de abertura teve como tema  a  importância da Meritocracia para o desenvolvimento e como palestrante: Obdulia Taboadela Alvarez (Profesora del Departamento de Sociología y Ciencia de La Administración en la Universidad de La Coruña – España). A Adepol do Brasil participou com a presença de Delegados de Polícia do Distrito Federal e teve como Presidente da mesa na palestra internacional,o Dr, José Werick de Carvalho, Vice-Presidente regional da Adepol do Brasil – região Centro – Oeste e Presidente da Adepol DF.

 

4 – Contatos: A Adepol do Brasil manteve contato com os parlamentares Francisco Araújo ( PSD/RR), Lincoln Portela (PR/MG), Dr. Grilo (PSL/MG), Zequinha Marinho (PSC/PA), Josué Bengtson (PTB/PA), Zé Geraldo (PT/PA), Paulo Wagner (PV/RN), Arnaldo faria de Sá (PTB/SP), Lourival Mendes(PTdoB/ MA), Fábio trad (PMDB/MS), Andre Moura (PSC/SE), Ricardo Izar (PSD/SP), Ronaldo Fonseca ( PR/DF), Eliene Lima (PSD/MT), José Mentor (PT/SP) , e o Senador Sergio Petecão ( PSD/AC).

 

5- Participantes: Participaram das atividades da semana, os Drs. kássio Kelinton ( Adepol/SE), Jorge Melão (SINDPESP/SP), Fábio Daniel Lordelo ( Adepol/BA), Fabiano Ruiz ( Adepol/MS), Edson José Pereira ( MG), Flaubert Queiroz  e Francisco (PE), João Nazareno  Moares ( SINDELP/ PA) e Fernando Flavio (Adepol/PA) membros da Diretoria Executiva da Adepol do Brasil, do Distrito Federal e da ADPF.