adepolrn@gmail.com (84) 3202.9443

Solenidade inaugura galeria dos Delegados Gerais da PolĂ­cia Civil

O delegado geral da Polícia Civil do Rio Grande do Norte, Fábio Rogério Silva, acompanhado pelo subsecretário de Segurança Pública do Estado, Airton Ferraz e pelo corpo da instituição inaugurou no final tarde desta quinta-feira (17), na sede da Delegacia Geral de Polícia (Degepol), a Galeria dos Delegados Gerais. Ela representa o legado da Polícia Civil e homenageia todos aqueles que estiveram à frente do órgão durante os seus 30 anos de existência.

 

Na ocasião, foi prestada uma homenagem aos 11 delgados que ocuparam o cargo no período de 1969 a 2011 são eles: Bento Manoel de Medeiros, Maurílio Pinto de Medeiros, Francisco de Assis Cunha, Elias Nobre de Almeida Neto, Manoel Alves da Silva, Iolando Farias de Morais, Heleno Luiz da Silva, Gladson José Silva de Araújo, Suerda Valéria Maciel de Araújo Cruz, Ben-Hur Cirino de Medeiros e Ronaldo Gomes de Morais.

 

Em seu discurso o idealizador da galeria, Fábio Rogério Silva destacou que a importância dela reside no valor histórico e na memória que trará para a posteridade, com o registro dos caminhos percorridos para a consolidação da Polícia Civil. “Não são apenas retratos é a história da Polícia Judiciária do nosso Estado, que devem ser respeitados pelo passado, para que não se percam no presente e se consolidem no futuro”, ressalta.

 

O ex-delegado geral, Francisco de Assis Cunha, parabenizou a iniciativa em nome de todos os homenageados e disse que “uma instituição sem história e que não lembra seus antecessores esta fadada a não existir”, diz.

 

Para o delegado Elias Nobre, um dos mais antigos em atividade na Polícia Civil e integrante da primeira turma do curso de delegados, “este momento é uma data importante para a instituição, pois não se vive sem lembrar a história. Parabenizo o Delegado Fábio Rogério pela sensibilidade que teve em criar esta galeria, que resgata a memória da Polícia Civil nesses 30 anos”, diz. Elias Nobre,esteve na gestão do órgão por quatro vezes, entre os anos de 1995 e 2011.

 

Já para  Ben-Hur Cirino de Medeiros, delegado geral no biênio de 2007-2008 e o primeiro eleito por meio do Conselho de Polícia a galeria na sede da Degepol representa um marco “considero importante a criação desta galeria, pois os novos profissionais da instituição vão ter a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a nossa história, e quem foram os nossos gestores ao longo desses anos”, conta.