adepolrn@gmail.com (84) 3202.9443

Valorização do Delegado de Polícia

Nesta semana, os dirigentes da Adepol do Brasil reuniram com parlamentares no Congresso nacional junto a COMISSÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA E COMBATE AO CRIME ORGANIZADO (CSPCCO), para aprovar o requerimento n. 90/11, que requer a realização de audiência pública com associações legalmente reconhecidas e vinculadas ao respectivo segmento, para debater a grande importância da instituição da data comemorativa do Dia do Delegado de Polícia.

 

A proposta tem como objetivo valorizar o Delegado de Polícia, profissional que atua na gestão e no exercício das atividades de Polícia Judiciária e na condução da investigação criminal, colocando sua vida em risco diuturnamente em prol da segurança pública.

 

A proposição indica que seja instituído dia 3 de dezembro, o dia do Delegado de Polícia, deve-se ao fato de que o cargo de Delegado de Polícia foi criado pela Lei nº 261, de 3 de dezembro de 1841, pelo Imperador Dom Pedro II, e regulamentada pelo Decreto nº 120, de 31 de janeiro de 1842, que alterou dos dispositivos do Código de Processo Criminal de 1832, instituindo a figura do chefe de polícia para o Município da Corte e para cada uma das províncias do Império, bem como criando os cargos de Delegado e Subdelegado.

 

Reuniram com os parlamentares Lourival Mendes (PTdoB/MA), Ricardo Izar (PV/SP), Paulo Wagner (PV/RN), Gonzaga Patriota (PSB/PE), tratando dentre outros assuntos de interesse desta Instituição.