Mecanismos para coibir cultura do estupro são discutidos na ALRN



Em meio ao debate sobre a cultura do estupro que tomou o país, a Assembleia Legislativa foi palco, na tarde desta quarta-feira (15), no auditório Deputado Cortez Pereira, de audiência pública que discutiu o assunto, resultando em propostas para inibir o cenário de violência sexual contra a mulher. A audiência foi proposta pela deputada Cristiane Dantas (PCdoB) e subscrita pela deputada Márcia Maia (PSDB).

Entre as medidas propostas estão a instalação de uma unidade da Casa da Mulher Brasileira; a implantação da Patrulha Maria da Pena; a instalação de um programa que permita às mulheres em situação de vulnerabilidade acionar rapidamente autoridades policiais e reforçar ações de segurança para inibir as circunstâncias em que são mais comuns a ocorrência de estupros. Todas as ações tocam as três esferas governamentais do Poder Executivo: Município, Estado e União.

"É para combater de frente esse mal e dura realidade contra a dignidade da mulher, que estamos aqui reunidos: desconstruir a cultura do estupro que persiste na nossa sociedade", registrou a deputada Cristiane Dantas, uma das primeiras a apontar a solução para o cenário debatido. "O caminho da educação e da formação cidadã e igualitária para homens e mulheres é o que pode mudar esse rumo difícil mostrado nas estatísticas".

A titular da Delegacia Especializada de Defesa da Criança e do Adolescente (DCA), Dulcinéia Costa (FOTO), falou sobre a negação da existência da cultura do estupro, especialmente pelos homens, destacando a necessidade de haver o foco na educação, visando desconstruir o pensamento, que decorre da cultura machista. "Frisei a presença da Policia Civil nas escolas, com projeto objetivando a informação acerca da violência sexual", disse.

Com informações da Assessoria de Imprensa da ALRN

 



Postado em: 15/06/2016

<< Voltar

Associação dos Delegados de Polícia Civil do Rio Grande do Norte - ADEPOL-RN
Rua João XXIII, nº 1848 - Mãe Luiza - Tel.: (84) 3202.9443 - Natal/RN
E-mail: adepolrn@gmail.com