adepolrn@gmail.com (84) 3202.9443

Sesed discute detalhes para efetivação do projeto de áreas integradas na Grande Natal

Profissionais da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) estiveram reunidos durante toda essa terça-feira (19), na sala do Gabinete de Gestão Integrada Estadual (GGI-E), em Natal, discutindo detalhes para a efetivação do projeto que estabelece a criação de 17 Áreas Integradas de Segurança Pública (AISPs). A Sesed tem pressa para executar o projeto e por isso vem realizando encontros periódicos com os comandantes de Batalhões da Polícia Militar e delegados de Polícia Civil que atuam em Natal e Parnamirim. O objetivo do projeto é dar uma resposta rápida a criminalidade por meio de um trabalho mais qualificado e integrado das forças policiais do RN.

No encontro de hoje foram discutidos a elaboração de um relatório integrado das duas policias, a produção de mapas estatísticos detalhados por áreas integradas, formas criptografadas de comunicação que permitam mais segurança aos dados da Secretaria, a necessidade da consolidação de parcerias com os gestores municipais, o levantamento de mandados de prisão por áreas, entre outros.

Para o secretário adjunto, Caio Bezerra, o projeto que estabelece as Áreas Integradas virá, inicialmente, trazer uma mudança de postura na forma de trabalho das forças policiais do estado e servirá de parâmetro para estabelecer os investimentos que serão necessários à segurança pública.

“A atual gestão recebeu a Segurança Pública com os piores indicadores do Brasil. No entanto, com as mudanças estratégicas implementadas nestes 120 dias de Governo, conseguimos reduzir os índices de violência no estado. Agiremos desta mesma forma com as AISPs. Começaremos o projeto otimizando os recursos já disponíveis e, paralelamente, estaremos agilizando os trâmites referentes aos convênios que irão garantir os investimentos futuros!”, disse o secretário adjunto, Caio Bezerra.

Projeto Áreas Integradas de Segurança Pública

Inicialmente, as áreas de segurança estão distribuídas entre Natal e Parnamirim, sendo 15 na capital e duas no município vizinho. As AISPs definem as áreas geográficas onde as Polícias Militar e Civil passarão a atuar de forma conjunta. Cada área será formada por um distrito policial e uma Companhia de Polícia Militar.

As AISPs são resultado de um estudo que compreende a área territorial, população, indicadores sociais e infraestrutura urbana. A definição das AISPs considera dados do IBGE de 2010 e originalmente surgiram do trabalho científico de conclusão do Curso da Escola Superior de Polícia do coronel André Azevedo e do delegado César Rodrigues. O trabalho teve orientação da professora do Departamento de Políticas Públicas da UFRN, Maria do Livramento Miranda e mapeamento das áreas pela doutoranda Sara Raquel Medeiros.

Inicialmente, o programa irá atender aos moradores dos bairros de Petrópolis, Areia Preta e Mãe Luiza, que constituem a 4ª Área Integrada, além de Parnamirim, que compreende as áreas 16 e 17.