adepolrn@gmail.com (84) 3202.9443

Sesed discute implantação das Centrais de Flagrantes com Grupo da Polícia Civil

Como forma de aprimorar as ações da Polícia Civil no Rio Grande do Norte, a Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), realizou na tarde desta quinta-feira (12) o segundo encontro do Grupo de Trabalho formado por delegados, agentes e escrivães do órgão. A convite da secretária Kalina Leite, o Grupo, que tem como propósito indicar soluções que reflitam na melhoria da produtividade e eficiência dos serviços da Polícia Judiciária, está sob a coordenação do delegado da Polícia Federal, Caio Bezerra.

 

A reunião foi pautada pela criação das Centrais de Flagrantes do RN. A ideia da Secretaria é que essas unidades atuem 24 horas dedicadas, especialmente, a lavratura de procedimentos. A intenção é que a primeira Central de Flagrantes seja implantada na Zona Norte de Natal.

 

Esta medida, segundo o delegado Caio Bezerra, busca garantir mais celeridade das ações facilitando, inclusive, a atuação da Polícia Militar (PM) quando na prisão de criminosos. Com a maior dinamicidade na produção dos flagrantes pela Polícia Civil, espera-se que as guarnições da PM sejam mais rapidamente liberadas das delegacias e, assim, garantam maior patrulhamento nas ruas. Além disso, as delegacias distritais ficariam livres para se dedicarem ao trabalho investigativo, ampliando a solução de possíveis crimes em suas circunscrições. Durante o encontro, também foram discutidas as necessidades de investimentos e estruturação de setores da pasta.

 

O próximo encontro do Grupo de Trabalho foi agendado para o dia 25 de fevereiro, na sede da Secretaria. Na ocasião, será discutida a minuta de funcionamento das Centrais de Flagrantes, a ser apresentada pela Delegacia Geral de Polícia Civil (Degepol), bem como a proposta de regulamentação dos serviços extraordinários da Polícia Civil.

 

Participam do Grupo de Trabalho instituído pela Sesed a Delegacia Geral da Polícia Civil, a Associação dos Delegados de Polícia Civil (ADEPOL), o Sindicato dos Policiais Civis do RN (SINPOL) e Associação dos Escrivães de Polícia Civil do RN (ASSESP).