adepolrn@gmail.com (84) 3202.9443

Audiência da Adepol-RN com o Secretário Chefe da Casa Civil, Dr. Paulo de Tarso Pereira Fernandes.

A ADEPOL-RN, participou de audiência pública realizada na manhã desta segunda-feira (5) na Procuradoria Geral da Justiça. A audiência foi presidida pelo promotor Wendell Beetoven, com participação de outros membros do Ministério Público.

 

Vários representantes das Polícias Civil e Militar e Defensora Pública Geral do Estado discutiram o problema de desvio de função dos policiais militares que trabalham nas delegacias do interior. A Presidente da associação, Delegada Ana Claudia Saraiva Gomes, falou que o exercício de funções civis por policiais militares se deve à absoluta falta de efetivo da polícia civil no interior do Estado, problema que só será resolvido com a nomeação dos concursados e realização de concursos públicos de forma continuada.

 

As últimas nomeações de Delegados de polícia foram decorrentes do concurso realizado em 1996, ou seja, o Estado passa mais de 10 anos para realizar concursos e ocupar os cargos vagos existentes. A população cresce, os índices de violência aumentam e os investimentos na polícia civil encolhem, diminuem ano a ano. Não há um processo continuo de contratações que proporcione o atendimento as demandas que se acumulam nas unidades policiais.

 

As ações têem sido de improviso, não há planejamento e investimentos continuados, a estrutura da polícia judiciária é por demais deficitária, motivo pelo qual a Delegada Ana Claudia solicitou a ampliação do objeto do inquérito civil, voltado a identificar o complexo conjunto de problemas que tem comprometido o trabalho da polícia civil, que apesar de tantos problemas tem mostrado bons resultados à população, graças à garra e compromisso de muitos que compõem o seu quadro funcional.